A Atual crise da economia – Versão para leigos

Primeiramente, quero me desculpar por não ter postado nada ontem à noite. Mas sabe como é vida de vestibulando, né? Cheguei tarde demais em casa e só deu tempo de assistir as inúmeras reportagens sobre a queda dasbolsas internacionais, e sobre o fechamento e venda de gigantes americanos como o Lehman Brothers e Merryl Lynch.

Então eu me pergunto, será que a Crise de 1929 não serviu de nada? Será que eles não aprenderam que nada em excesso faz bem? Bom, deixa eu ser mais claro.

Todos sabem que a Grande Crise de 1929 ocorreu por causa dos excedentes de produção, que por sua vez aconteceu pois os Estados Unidos viviam seus dias de ouro, em que todos podiam comprar as mais novas bugigangas tecnológias e usufruir do American Way of Life, certo? Estava tudo tão bem que o clima de prosperidade econômica durou quase uma década. Até que a europa vivia um período pós-guerra bem doloroso e precisava de suprimentos para se recompor. Aproveitando a ótima oportunidade, os EUA produziram mais e mais. Tudo indo ótimamente bem, não é? Sim, se não fossem as políticas protecionistas dos países europeus. Para se protegerem da dependência econômica pelos EUA, eles fizeram as importações diminuírem, deixando os estoques cheios na américa, causando assim toda a imensa crise que conhecemos. Logo, pense comigo. Toda essa crise aconteceu porque os Estados Unidos abusaram da sorte e exageraram nas suas medidas, certo? Não contaram com o erro, nem tinham um plano de contigência.

Agora voltemos à 16 de setembro de 2008. Para quem não sabe, a crise de agora vem se arrastando à mais ou menos 1 ano. Tudo isso aconteceu por causa da “Crise do Subprime”. Subprime, é um crédito de risco oferecido por bancos à clientes que querem comprar sua casa, mas que não oferecem garantias de retorno, ou melhor dizendo, que podem dar calote. E mesmo sabendo disso, diversos bancos entraram nesse mercado. Após a falência de 11 bancos menores durante o ano que se passa, este mercado começou a prosperar. Foram dados créditos à exagerados milhões e milhões de pessoas, e muitos não pagaram(e depois, o brasileiro é que é caloteiro…).

Sendo assim, “Aqui jás Lehman Brothers Bank. Um grande banco, que sustentou muitas famílias, durante mais de um século e meio. Descanse em paz.“.

E, fazendo uma comparação histórica, certamente seremos afetados por essa crise. Porém, graças a Deus, dessa vez será um baque muito menor, e pelo que o Presidente do Banco Central disse ontem à noite, o máximo que irá mudar será o nosso PIB. Felizmente nada que afete a vida de um jovem de quase 18 anos.

Amanhã posto algo pra vocês. Sem falta.

Abraços à todos.

Faça o primeiro comentário a "A Atual crise da economia – Versão para leigos"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*